Informática é aprendizagem

Informática é aprendizagem
Joca Costa

domingo, 17 de outubro de 2010

Sou Marcia Regina...
Minha Experiência com Informática já tem alguns anos de relacionamento! Porém estou aprendendo a cada dia coisas novas, surpreendentes. Já realizei vários cursos de Informática. Realizei também alguns cursos a distancia e presenciais com uso do computador com o GET, GSE, GESTÃO PÚBLICA, 100 HORAS, USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO e agora UCA.
Estar realizando este curso tendo sido um grande desafio devido a otimização, administração do tempo devido ao excesso de atividades, mas acima de tudo um grande aprendizado, principalmente por se tratar de  um projeto pioneiro tão esperado na nossa cidade. Trabalhar com outro sistema operacional como o Linux também tem sido desafiador.
acredito que com o uso dos leptops nas salas de aula, é um marco na educação da regional do sudeste! Apesar que a grande maioria das escolas já oferecem os LABINs, o Projeto UCA propicia uma gama enorme de possibilidades de  utilização das TICs em sala de aula. Dessa forma, todos saem ganhando porque a aprendizagem é significativa e prazerosa!
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. 
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Nesta perspectiva, o Projeto UCA é um caminho possível e necessário para que possamos articular e repensar todo processo de ensino e aprendizagem não só com uma nova roupagem, mas também com um novo espiríto, porque a verdadeira aprendizagem se faz com QUERER, FAZER E OUSADIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário